MENTORIA | Programa de Inovação em Negócios

Que medidas tomar diante de um cenário de crise? A questão virou parte da rotina dos empresários brasileiros, que sentem na pele o arrocho e o peso de gerir seus negócios em meio às dívidas. Ainda em 2015, de acordo com a Serasa Experian, o número de recuperações judiciais requeridas foi a maior nos últimos 10 anos. Foram 1.287  casos,  55,4% maior do que em 2014. As micro e pequenas empresas lideraram os requerimentos de recuperação judicial, com 765 pedidos.Também foram as responsáveis pelo maior número de pedidos de falência.

A expectativa para este ano é ainda mais tenebrosa, diante do cenário político conturbado que tem impacto direto na economia do país. “O fantasma da falência assombra principalmente os pequenos empresários que olham mas não enxergam uma luz no fim do túnel”, afirma o diretor executivo da VH Consultores, Vitor Hugo Gonçalves. O consultor está entre os palestrantes doPIN– Programa de Inovação em Negócios, organizado pela VH Consultores que traz, a partir de uma série de workshops, ferramentas para dinamizar a gestão de micro e pequenas empresas. OPINacontece na VH Consultores, noRecife, de 07 de julho a  04 de agosto, com abordagem de renomados consultores na área de Negócios, Finanças e Marketing(ver currículo dos facilitadores abaixo).

Nesta primeira edição do programa noRecife, o programa – que já passou por Caruaru – será dividido em cinco módulos, com carga horária de 20 horas no total e atendimento individual a cada empresa ao final do programa. Estão disponíveis 15 vagas apenas para esta primeira turma. Segundo Vitor Hugo, o programa ajudará o empresário a identificar oportunidades para melhorar o desempenho da empresa, definindo as estratégias de ação e os principais indicadores. “Além de trabalharmos a lucratividade, o aumento do faturamento, a redução de custos e despesas, a ideia é que o empresário ou empreendedor esteja apto a fazer o acompanhamento sistemático da eficácia das medidas tomadas pela empresa visando principalmente o equilíbrio das finanças”, ressalta.

Durante oPIN, os empresários terão a oportunidade de ouvir especialistas em gestão que discutem algumas soluções estratégicas e comportamentais a curto prazo. “Os empresários precisam entender que o momento é propício à ação. Ou seja, ele precisa tomar as rédeas do negócio, revisando processos e atividades internas, reduzindo gastos, renegociação de despesas com fornecedores e até terceirizando alguns serviços”, comenta Vitor Hugo. “Não tem fórmula mágica. Tem motivação para mudar certos comportamentos e ação estratégica que impactam diretamente na mudança da performance da empresa. Vamos tratar disso em nossos workshops, que têm uma abordagem provocativa e didática”.

Consultores que ministram oPIN:

Vitor Hugo R. Gonçalves –­ Engenheiro, pós­graduado em gestão empresarial – estratégia e finanças pela Faculdade Européia, com especialização em novos empreendimentos pela Faculdade de Administração da UFRGS, com grande experiência no campo de empreendedorismo e gestão de empresas. Diretor Executivo da VH Consultores, é responsável pelo desenvolvimento de programas de Diagnóstico Empresarial e Estudos de Potencial de Consumo em 05 estados do Nordeste. Multiplicador do Programa Brasil Empreendedor, facilitador do EMPRETEC pela ONU­UNCTAD e multiplicador da metodologia da Oficina Gerencial I e II através do SEBRAE/PE. Responsável pelo desenvolvimento da metodologia “Primeiros Passos da Gestão Empresarial”, idealizador e instrutor do Programa de Desenvolvimento Gerencial do SENAC/CTV­Recifee Consultor da INCUBANET/Porto Digital na área de elaboração de Plano de Negócio para empresas em processo de Incubação no estado de Pernambuco. Autor de diversos livros sobre empreendedorismo.

Janaína Pereira da Silva -­Bacharel em Administração pela Universidade de Pernambuco – UPE com MBA Internacional em Gerenciamento de Projetos ­ Favip Devry. Experiência em gestão de projetos, marketing e modelagem de negócios. Atuação em projetos de consultoria junto a empresas do setor público e privado desenvolvendo Planos Estratégicos e Estudos de Viabilidade Técnica e Econômica para implantação de empreendimentos, estudos relacionados à Economia Criativa e Desenvolvimento Setorial Regional e projetos ligados a Arranjos Produtivos e Inovativos Locais e Sustentabilidade Alessandro Takeo Oda ­ Graduado em Administração de Empresas pela FSM/PE, é pós­graduado em Gestão Financeira e consultor organizacional especializado em mapeamento de processos e custos operacionais. Atuação em diversas consultorias na área financeira e organizacional junto aos APL’s de Confecção, TIC e Metal­mecânica, empresas de pequeno e médio porte do setor de Gastronomia, Hotelaria e Varejo.

Ronaldo Barcellos Bernardes –­ Contabilista graduado pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Consultor com grande experiência em gestão financeira, custos, análise de balanços e formação de preço de venda. Especializado em planejamento e gestão empresarial envolvendo elaboração e implantação de sistemas de informações gerenciais, reestruturação organizacional da área financeira, planejamento estratégico, elaboração de Plano de Negócio e Valuation Empresarial. Ministra cursos nas áreas de Finanças, Gestão Patrimonial e Risco de Crédito. Atuação em diversos projetos de consultoria na área financeira e organizacional junto aos APL’s de Confecção, TIC e Metal­mecânica, empresas de pequeno e médio porte do setor de Gastronomia, Hotelaria e Varejo.

Edinaldo José Ferreira de Barros Júnior ­ –Consultor Associado da VH, graduado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE em Engenharia Agronômica, com especialização em Finanças e Investimentos Corporativos. Experiência em gestão financeira, custos, inovação e modelagem de negócios. Atuação em projetos de consultoria nas áreas financeira e estratégica junto a empresas de serviços, comércio e indústria. Consultor Sênior no Programa SEBRAE de Agentes Locais de Inovação com atuação em todo o território nacional.

 

Serviço:

Programa de Inovação em Negócios(PIN)
Onde: Sala de treinamento da VH Consultores – Rua Luiz Pimentel, 284, Boa Viagem
Quando: De 07 de julho a 04 de agosto
Informações:comercial@vhconsultores.com.brou pelo(81)3461-4986