Blog Aeroplanos

18MAI/2017

3 CARACTERÍSTICAS TOP DAS MULHERES EMPREENDEDORAS

O caminho do negócio próprio é uma das alternativas para aumentar a rendimento ou até mesmo tornar a atividade como principal fonte de renda. Nos últimos quatorze anos, o número de empresárias subiu 34%, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas(Sebrae). Em 2014, o País tinha 7,9 milhões de empresárias. Segundo pesquisas da Global Entrepreneurship Monitor(GEM), em 2015, dos empreendedores que iniciaram negócios 49% são mulheres.
Apesar do perfil empreendedor, as mulheres possuem algumas características muito particulares que as levam a ter mais êxito que os homens quando iniciam seus negócios. A prática da VH Consultores no atendimento de diversas demandas de implantação de novos negócios ao longo dos anos trouxe algumas reflexões sobre o assunto. Veja a seguir 3 características importantes do perfil das empreendedoras:

1 – As mulheres fazem mais perguntas – diferente da maioria dos homens, as mulheres não se sentem minorizadas ao não saber sobre um assunto. Logo, tem mais facilidade para buscar informações sobre assuntos que desconhecem e não se preocupam em aparentar que tudo sabem. Muitos homens ainda sofrem desse mal gerado pela cultura impregnada na criação da grande maioria.

2 – Mulheres são mais cautelosas – embora isso dificulte algumas vezes a se lançarem em desafios mais audaciosos, a precaução leva boa parte das empreendedoras a planejarem mais que os homens, principalmente quando estão colocando suas economias em jogo. Isso acaba tornando seus negócios mais sustentáveis no médio prazo, pois o passo é geralmente do tamanho da perna!

3 – As mulheres utilizam suas redes de contato de forma mais objetiva e transparente – certamente haverá quem conteste, mas o que se observa na maioria das empreendedoras é que elas gastam menos tempo com “jogos de poder” do que os homens, quando o assunto é ter ajuda para atingir seus próprios objetivos. Isso certamente as favorece em aspectos como acesso a pessoas importantes, negociação com clientes e fornecedores e diversos outros pontos que demande relacionamento.

Bem, se você não concorda com os pontos acima, tudo bem. Isso não é regra!

Mas já foi comprovado, por exemplo, que franquias geridas por mulheres possuem um faturamento significativamente maior que as geridas por homens. Geralmente elas são mais dedicadas e atentas aos detalhes, sem falar que podem dar conta de mais de uma atividade ao mesmo tempo.
Se você, empreendedor, ainda tem algum preconceito em ter uma mulher como sua sócia, cuidado. Existe uma grande chance de trabalhar para alguma delas num futuro próximo!

Abraço e Sucesso!

Compartilhe:


Contatos

VH Consultores
Rua Padre Carapuceiro 752 sala 1404 - Boa Viagem - Recife - PE

Telefone
(81)3461.4986

E-mail
contato@vhconsultores.com.br