Blog Aeroplanos

19MAI/2017

DESCUBRA O MAPA DA MINA

Se você está pensando em iniciar um negócio próprio já deve ter se perguntado sobre qual a melhor oportunidade.

Embora não exista uma resposta única para essa pergunta, é importante considerar alguns aspectos.

Uma verdadeira oportunidade de negócio deve considerar em primeiro lugar as necessidades identificadas para um determinado nicho de mercado. Procure prestar atenção às queixas das pessoas e encare os problemas como possibilidades para empreender. Caso perceba alguma necessidade não satisfeita, avalie se você teria condições de atendê-las. O mais comum, porém, é buscar formas alternativas para atender à necessidades que estejam sendo atendidas, porém não de uma forma satisfatória.

Mas nem todos iniciam seus próprios negócios baseado em uma oportunidade. Para alguns, um galpão ocioso ou o recebimento de uma indenização já são motivos bastante estimulantes para iniciar um empreendimento.

Mas será que isso é suficiente?

O recebimento de uma herança ou bonificação, a vontade de ajudar um amigo ou parente e mesmo a perda ou decepção com seu emprego são motivos que levam muita gente a buscar o caminho do próprio negócio. No entanto, já foi constatado pelos próprios empresários que fatores desse tipo são insuficientes para começar um empreendimento. É fundamental que o ponto de partida seja a vontade de empreender, aliada a uma necessidade de mercado.

Perceba que o sucesso de algumas pessoas em determinados ramos de negócio não significa garantia de bons resultados para você.

É importante que a motivação seja a realização e tenha um significado pessoal.

Se você está pensando em iniciar um negócio próprio, é preciso também ter cuidado com algumas “armadilhas” bastante comuns.

Muita gente se sente tentada a aproveitar as “ondas” do momento, mas que nem sempre têm um final feliz.

É bastante comum encontrar pessoas que começam um empreendimento a partir de um modismo, lançado por alguma novela ou programa de televisão. É preciso ter cautela, pois esse tipo de negócio tende a entrar em decadência com a mesma velocidade com que surge. Se optar por esse tipo de negócio, faça um planejamento preciso de modo a ganhar o suficiente antes que a idéia se torne ultrapassada.

E tenha cuidado também com as idéias aparentemente originais.

Se você identificou um nicho de mercado onde ninguém mais atua, é preciso avaliar se a ausência de concorrentes não se deve a falta de potencial desse mercado.

E lembre-se que a persistência é uma das características dos empreendedores bem-sucedidos.

Se quiser saber mais, acesse  aqui o e-book  gratuito”Meu Negócio – Por onde começar?”

Compartilhe:


Contatos

VH Consultores
Rua Padre Carapuceiro 752 sala 1404 - Boa Viagem - Recife - PE

Telefone
(81)3461.4986

E-mail
contato@vhconsultores.com.br