Blog Aeroplanos

05MAI/2017

VOCÊ ENTREGA PREÇO OU VALOR?

Está com dificuldades para definir os preços de seus produtos e serviços?

Pois saiba que a correta definição do preço de venda passa por um processo cuidadoso de análise e várias considerações.

A correta definição do preço de venda é muito mais do que um cálculo matemático. Trata-se também de uma correta percepção de seu mercado consumidor e de uma análise cautelosa da concorrência. Muitas empresas definem seus preços somente pela prática da concorrência. Isso é errado, pois o que é bom para o concorrente pode não ser bom para o seu negócio! É preciso saber se o preço praticado deixa uma margem compatível com os custos da empresa. É bem verdade que quem define o preço final é o seu cliente. É preciso saber o quanto ele está disposto a pagar pelo seu produto ou serviço. Aí entra a percepção de Valor! Caro ou barato são questões relativas, pois necessidades diferentes são valorizadas de forma diferente. Quanto vale uma simples caneta para um estudante prestes a fazer um exame importante? Ou para um executivo prestes a assinar um grande contrato? E se você não apresentar diferenciais suficientemente bons para que ele se disponha a pagar mais do que paga ao concorrente, está na hora de rever seus custos e sua margem de lucro para saber se realmente é vantajoso atuar nesse mercado.

E não esqueça: avalie bem seus preços antes de entrar no mercado, pois nada pior do que iniciar um negócio com preços muito baixos e ter que aumenta-los de repente, sem qualquer justificativa.

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