PLANEJAMENTO OU OBJETIVO, POR ONDE EU COMEÇO?

Todo negócio nasce com um propósito, uma razão de ser. Mesmo que não estejam claros, o(s) empreendedor(es) tinha(m) em mente algum objetivo ao criar um negócio e investir nele seu tempo, recursos e dedicação.
A importância de se formular objetivos para a gestão de um empreendimento ninguém questiona. Eles são importantes para eleger prioridades de atuação da empresa e também melhor posicioná-la no mercado, principalmente em situações de contingência. Além disso, um bom conjunto de metas, descritas em um plano de ação claro e coerente com a realidade da empresa, permite que os envolvidos naquele plano conheçam melhor seus papeis e direcionem seus esforços para aquilo que é de sua competência e responsabilidade, facilitando o trabalho de todos.
Porém, para muitos empresários, descrever estes objetivos – e traçar metas para atingi-los – ainda é tarefa complicada. Segundo estudo da American Express, apenas 5% dos empreendedores costumam colocar no papel seus objetivos, em grande parte devido à dificuldade de construí-los.
Você faz parte desta estatística?
Se sim, parabéns! Mantenha a cultura de planejamento estratégico e verá que fica muito mais fácil atingir seus objetivos ou mudar de curso quando necessário.
Se não, para facilitar esta tarefa, fornecemos algumas dicas para facilitar a elaboração de seus objetivos.
Em primeiro lugar, os objetivos estratégicos devem deixar claro onde a empresa pretende chegar. Devem ser desafiadores, mas atingíveis, sob pena de desestimular os envolvidos. Também é importante que se consiga mensurar o desempenho da empresa e quanto ainda falta para ela atingir aquele objetivo.
Assim, procure responder:
  1. Como a empresa pretende ser vista pelos  clientes, na busca da sua visão de longo prazo?
  2. Para o sucesso  financeiro, como o negócio deve aparecer para investidores, fornecedores, mercado e outras partes interessadas?
  3. Para satisfazer os clientes e gerar relacionamentos, quais  processos internos devem ser melhor trabalhados e acompanhados?
  4. Para alcançar a visão do negócio, como sustentar a habilidade de mudar e progredir, ou seja, manter as capacidades de  aprendizado e crescimento?
Esta é a metodologia  Balanced Score Card, ou apenas BSC, mundialmente adotada por empresas de todos os portes e em vários segmentos, e que pode contribuir para o início de uma cultura de planejamento estratégico na sua empresa.
Recomendamos envolver pelo menos os gestores das áreas para discutir e responder estas questões. Desta maneira, a construção dos objetivos será muito mais rica, por contar com visões diferenciadas, além de trabalhar o engajamento das pessoas desde o planejamento das ações, o que contribui para um melhor resultado sempre. Você perceberá que surgirão  insights  fantásticos para o negócio quando envolve a pessoas!
Respondendo a estas questões, está dado o primeiro passo para a construção das metas do negócio. Mas isso é assunto para o próximo post, ok?
Um abraço e sucesso!
Janaina Pereira.